Desporto

sábado, 18 de agosto de 2012

O trio Maravilha



                                           A privatização de um canal da RTP está já a provocar movimentações nos bastidores. O CM de 10 de Agosto noticia um almoço na praia do Ansião na Quinta do Lago no Algarve entre o Presidente da PT (Zeinal Bava), o Presidente da Controlinveste (Joaquim Oliveira) e…o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares (Miguel Relvas). Provavelmente discutiram estratégias de aliança para candidatura conjunta à privatização do canal público, o que me deixa bastante preocupado por ver confirmar-se a suspeita de que esse canal já tem o destino traçado, como o deixa adivinhar a nomeação de Carlos Magno para a ERC, quanto a mim, com o objetivo de remover eventuais obstáculos legais.

No dia seguinte, o mesmo CM, na página 36, refere; “dona do MEO quer entrar no canal de desporto”. No articulado informa que está a ser negociado o regresso da PT  à Sport TV, mediante a cedência dos 50% da sua participação na Sportinveste e a aquisição de parte das ações de Joaquim Oliveira, havendo como contrapartida, a entrada da Sportinvest na Sport TV, visto que detém os direitos “new média” dos principais clubes, atuando no mercado nacional e internacional.
Refere ainda o mesmo artigo que, a concretizar-se esta ação, poderá servir para melhorar a relação entre a Sport TV e o Benfica, devido à forte parceria entre este e a PT, que patrocina as camisolas e o Estádio da Luz .
Conclui, referindo que o Benfica pretende manter a decisão de não vender os direitos desportivos a Joaquim Oliveira.
Os campeonatos passam por aqui! Joaquim Oliveira é o braço do outro clube para a comunicação social e para o domínio financeiro da FPF, da LPFP e de grande parte dos clubes adversários. Confrontado com a redução de receita, seja de publicidade seja de subscrição do canal, JO, socorre-se do velho aliado, para obter o capital que a banca nega à Sport TV e, eventualmente, pressionar o Benfica a vender-lhe os direitos desportivos.  Considero por isso urgente que a Direção do Benfica contacte os dirigentes da PT para saber as linhas com que se cose e, se for caso disso, procurar já outro patrocinador para as camisolas e o estádio. Vender os direitos ao outro clube, não, nunca, jamais!
Quanto à presença do ministro Relvas no tal almoço, consubstancia a suspeita de que, este governo tudo fará para entregar o canal público ao lóbi azul, visto que, quanto a mim, está fortemente comprometido com os seus caciques patente na nomeação de Carlos Magno para a ERC, como já referi. Para este - e outros - temas, o Benfica precisa de aliados capazes de fazer frente a esta gente que vai expandindo e consolidando o poder azul na administração pública, na comunicação social e nos grupos económicos de referência.  
De momento, poderemos apenas contar com os numerosos adeptos Benfiquistas, cuja união ao serviço do clube é a única via para acabar com a corrupção.
É este o nosso desafio atual.