Desporto

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Nacional-Benfica; 0-1 (TL)

Vitória escassa, sofrida, porém agradável, frente a um adversário que, esta época, já "fez a barba" ao FCP e ao SCP. Escassas oportunidades de golo, para ambos os contendores, com domínio benfiquista durante a primeira parte e nacionalista durante a segunda. Em abono da verdade, o empate não teria escandalizado.

 De facto, na segunda metade do encontro, a equipa madeirense "meteu o pé na tábua" subindo no terreno e sufocando os adversários, impedindo-os de controlar a bola, pensar e desenvolver os lances ofensivos. Felizmente o poste não esteve pelos ajustes e impediu o empate, neutralizando um lance de belo recorte técnico.
 
 
O Benfica não jogou bem, continuando a falhar demasiados passes aparentemente fáceis, evidenciando falta de fluidez no meio-campo, falta de profundidade nas alas e falta de ponta de lança.

Enzo é um jogador que me agrada muito; pela técnica, pela garra e pelo coração, mas...agarra-se demasiado à bola, e como não tem "cabedal suficiente" raramente resiste às cargas, perdendo-se a dinâmica ofensiva. Tem que soltar a bola mais cedo podendo, apesar de tudo, aproveitar aquela característica para suscitar faltas em zonas críticas, de onde Cardozo, Lima, Rodrigo, Gaitan ou ele mesmo, poderão fazer estragos na baliza contrária.

Acredito em Suleimani; trata bem a bola, joga em profundidade, cruza bem, remata bem, parece sereno e mentalmente forte, mas tem que melhorar a condição atlética para desenvolver todo o seu potencial; não percebi - presumo que, por fadiga - porque, já na segunda parte, fletiu para dentro, entregando a bola a um adversário, quando tinha o corredor livre até à linha de fundo donde poderia cruzar para o avançado.

O mesmo se passou logo a seguir, do lado contrário, o direito, com outro colega de equipa!, ora, as camisolas, fazendo parte do jogo, podendo até ter um contributo positivo - só as vermelhas -, não dispensam o empenho do respectivo conteúdo!

Aceito que se jogue sem ponta de lança fixo, mas...no momento certo alguém tem que aparecer no eixo do ataque...seja quem for!, não adianta correr muito, improficuamente, importa sim correr bem e...muito, quando for necessário; à atenção de Lima, Markovick, Rodrigo...e todos os outros à excepção do guarda-redes.

Markovic, tendo notáveis qualidades para jogar em contra-ataque, raramente o faz!, porquê?, julgo que lhe falta mais cultura tática e controle da ansiedade.
 
Oblack tendo tido pouco trabalho, respondeu bem quando foi necessário; é o que se pede a um guarda-redes!, sinto que transmite segurança à equipa e aos adeptos.

Gostei de ver Siqueira; parece bem e ainda bem.

Pena que Steven não tenha jogado; acredito nas suas qualidades para central e desiquilibrador ofensivo.

Não percebi porque não entrou mais cedo, o Ruben; precisámos dele em toda a segunda parte.
 
Oxalá Cardozo e Sálvio regressem em breve e em forma.

Prefiro o pragmatismo com resultados do que à nota artística sem eles...por agora.

Nota à margem; surpreendentemente,  mais uma vez, a cordialidade das gentes do Nacional  para com as gentes do Benfica substituiu a velha hostilidade cúmplice do sistema. Espero que seja o princípio dos ventos de mudança que, inevitavelmente, ocorrerá no futebol português. Já não é sem tempo.
 
 Nacional – Benfica, 0-1: Entrada com o pé direito na Taça da Liga
  

FELIZ 2014, BENFICA