Desporto

sábado, 10 de janeiro de 2015

Benfica-Vitória de Guimarães (3-0)

Ouve-se o hino do glorioso, aquela coisa fascinante, mesmo depois de milhares de audições. Estádio composto - 50 mil -, cachecóis bem levantados e a extraordinária voz de Luís Piçarra ecoando. A Vitória já fez o cumprimento ao público e não falhou o emblema.
 Está tudo a postos, vai começar...começou, sai o Benfica e Jonas quase marca! Benfica com; Júlio César, Jardel, César, André Almeida e Eliseu, Samaris, Talisca, Gaitan, Ola John Jonas e Lima. Guimarães com; Assis, Nii Plange, Jusué, João Afonso, Bruno Gaspat, André André, Hernâni, Cafú, André. Gui, Tómané e Ricardo Valente.
 Oportunidade flagrante para os vermelhos, por Gaitan, André Almeida e Jonas!
  
 Falta sobre Lima não assinalada e sansão disciplinar poupada ao defesa do Guimarães, que puxou o adversário pelo ombro; Lima ia isolar-se em posição frontal.
Golo!, Jonas de cabeça a cruzamento de Gaitan a cobrar uma falta na direita cometida sobre Lima. À terceira foi de vez. Meio campo dos encarnados a funcionar bem.
E o segundo esteve quase! bola longa de Gaitan foi ao poste esquerdo.
Jogo parado aos 13´para assistência a um vimaranense Tómané. Saíu de maca. Regressou.
Bomba de Talisca as poste esquerdo, de fora da área e de primeira! Uau!
Jogada brilhante dos encarnados com Gaitan em grande e bola a morrer nas mãos de Assis.
Susto para o Benfica; remate frontal de Cafú de meia-distância com JC a defender sem segurar. Passou o susto.
Bola ao ferro direito por Jonas, na sequência de transição fulminante!
Muito bem o Ola John a defender no flanco direito.
Guimarães com tração à retaguarda!, para já.
Uau!, defesa de Júlio César a lembrar Higuita!, Já batido, no chão, tira a bola com o pé esquerdo em balão, na sequência de um canto do Guimarães. Uau!
Ola John tem bons pés mas anda a nafta!
Intervalo. Poderíamos e merecíamos mais, pelo menos 2-0.

A equipa encarnada posicionou-se muito bem e mostrou grande dinâmica e precisão em todo o campo. Quase não houve passes falhados. Júlio César mostrou o que vale, e vale muito!

Recomeçou. Vitória com a iniciativa ofensiva.

Benfica pressiona e Vitória encolhe-se no seu meio-campo.

Ui!, remate perigoso do VG ao lado do poste esquerdo.

Gaitan é o capitão.

Golo!, Golo,!, John, após rosca de pé direito, com bomba de pé esquerdo para o fundo das redes na sequencia de mais uma jogada de elite de Lima pela direita. Uau!

Grande futebol do Benfica. VG bate-se bem, vê-se que sabem jogar...mas  o futebol dos encarnados é muito superior.

Ola John deu gás nas botas!

Gaitan está endiabrado. Levou uma mocada nas canetas.

VG sobe, grande tiro de longe para defesa fácil de JC.

Rui Costa, finalmente, resolve mostrar o CA a André, depois da enésima falta.

Este Benfica será campeão!, falta um golo para arrumar o jogo.

Calado diz que os jogadores do VG estão intimidados com o inferno da luz.

Bomba de Talisca para o quintal, do meio da rua.

Ui!, cruzamento assassino da direita do VG e corte oportuna do defesa vermelho ao 1º poste.

Cristante em aquecimento, deve sair Talisca...ou Jonas.

O BIC patrocina o VG. Não gosto do BIC!

Hoje não se faz sentir a falta de Enzo Pérez. O corpo Técnico do Benfica parece que sabe o que faz!

Sai Jonas, entra Cristante. Toto aquece.

Benfica controla o jogo. Ai, ai, grande defesa de JC a remate fortíssimo ao 1º poste. Mais uma grande defesa à Higuita a secar Jusué.

Benfica adormeceu e as abébias sucedem-se. Mau, mau!, quero mais um golo!

Sai Ola John sob os aplausos do público e entra Sálvio.

Na esquerda, Gaitán dá espetáculo!, parece futsal!

Calado insiste nos elogios ao VG, o que não me agrada; elogios aos adversários devem ser QB!

Entra Sulejmani e sai Talisca.

Cá está ele!, o 3º, por Gaitan!, máquina trituradora, Sálvio, Lima e Gaitan, abriu a defesa vimaranense, remate de craque a passe cirúrgico de Sálvio e rede a balançar. Estes jogadores querem ser campeões!

Ouvem-se olés!, sabe bem.

Mais uma saída de JC à Higuita, tipo libero, ouvem-se olés outra vez, acabou a desconfiança entre os adeptos.

RC perdoa penalti ao VG, sobre Toto. Não é!

Acabou o jogo.

Esta equipa do Benfica convenceu-me; com o regresso dos lesionados e a moral em cima, a equipa reforçou o seu favoritismo na prova. Foram três; poderiam ter sido seis!, tenham lá paciência; os encarnados foram muito superiores ao conquistadores.  

Jorge Jesus dá espectáculo na conferencia de imprensa, com os seus "patapés na garmática"!, quando se ganha, tudo tem graça!

Jaime Neves e o PREC (6)

      
      A primeira etapa do PREC desenvolve-se até ao 28 de Setembro durante a presidência de António de Spínola; a segunda vai até princípios de Agosto de 1975 e caracterizou-se pelas nacionalizações e reforma agrária, comandadas pelo PCP, que controlava organismos do Estado, refreadas pela reação do povo nortenho a partir de março com a vaga anticomunista. Por fim, a terceira e última fase que culminou no 25 de Novembro graças à oposição de alguns oficiais do MFA à insanidade revolucionária comunista.
 
      Neste período, Jaime Neves, ao serviço da Academia Militar, desenvolve várias ações, entre as quais a recolha de quarenta revolveres no Ministério da Economia, a dissuasão de alguns soldados da Guarda Nacional Republicana que, num ato de sublevação na cadeia do Linhó, se recusavam a içar a Bandeira Nacional; de uma outra vez, na mesma cadeia, pela persuasão da fama que o precede e do seu estilo simples e franco, com recurso a uma palestra em cima de uma mesa, põe termo ao motim que os cadastrados de alto coturno recentemente oriundos do Limoeiro tinham provocado. No caso do capitão cubano Peralta feito prisioneiro na Guiné e internado no Hospital Militar, cuja proteção contra rapto, que se receava por parte de ativistas de esquerda, lhe foi ordenada por Costa Gomes, então Presidente da República, Neves exigiu-lhe uma ordem escrita por conhecer e não “perdoar” o seu habitual “contorcionismo”.
      Injustamente Neves considerava Spínola um cobarde pelo facto de, no 11 de Março conhecido por “Matança da Páscoa”, ter fugido pelas traseiras do Palácio de Belém enquanto ele e os chefes da GNR e da PSP aguardavam no mesmo edifício ordens de avançar contra quem se supunha preparar o aniquilamento dos spinolistas; elementos da Aginter liderados por Guérin-Sérac.
      As ações sucedem-se, bizarras e quase ininterruptas, desde a prestação de socorro a polícias cercados em esquadras até ao ordenamento de filas para o cinema.
      Em Outubro Jaime Neves e o major Florindo Morais vão a Moçambique cujo Alto Comissário era então Vitor Alves - com a alcunha de garrafão -, buscar as Companhias de Comandos 20-43ª e 20-45ª que, em Lourenço Marques, se tinham envolvido em confrontos graves com os guerrilheiros da Frelimo, recusando-se porém a trazê-los sob prisão, intenção inicial de Costa Gomes, o que fazem com sucesso graças à estratégia de Neves de os conduzir ao Centro de Instrução de Comandos em Luanda, onde tinham feito o seu treino, para uma breve estadia apaziguadora antes do regresso a Lisboa onde passaram à disponibilidade.
      Os Comandos nasceram na guerra e para a guerra, contrariamente aos Fuzileiros e aos Paraquedistas, que já existiam antes de 1961, e são os que mais feitos têm de combate, mais armas capturadas, mais guerrilheiros abatidos e mais bases destruídas, do que qualquer outra tropa especial, e talvez até do que toda a tropa normal. Entre 1961 e 1974, cerca de oito mil comandos - um centésimo da tropa portuguesa total - fizeram a guerra de África; na qual morreram trezentos e sessenta, desapareceram trinta, e foram feridos, a maioria sem um pé, oitocentos. Nos seus cinquenta anos de vida, os Comandos são, desde 29 de Junho de 2012, a unidade mais condecorada de sempre do Exército Português. Terá sido esta guerra a mais brilhante nos quatrocentos anos de existência daquele corpo militar desde Schomberg? Quem herdará as condecorações do Centro de Tropas Comando após a sua extinção?
      Os comandos são voluntários, vêm de todo o território imperial, desde Minho a Timor, pretos, brancos, mulatos e amarelos, materializam a “sociedade multirracial” de Salazar, oferecem-se por puro idealismo patriótico e imperial, pelo desejo de aventura, por um desgosto de amor, por quererem fazer a guerra a sério, por terem lido Camões, Junger, Hemingway, Laterguy, por terem visto filmes como “O Último Comboio do Katanga”; outros procuram o suicídio heroico ou redentor ou a auto-demonstração de bravura.
      Abreu Cardozo, Almeida Bruno, Marcelino da Mata, Jaime Neves, Folques, Matos Gomes, Ferreira da Silva, Lobato Faria ou Chung, são alguns dos maiores comandos; homens casados com a guerra, que, como muitos outros comandos milicianos, lembram o português do século XV e XVI, temido no hemisfério sul e invejado pelos europeus, que o descreviam como “orgulhoso, duro, fechado, algo sinistro”. São os últimos heróis portugueses, heróis tristes a quem foi negada a mitificação da derrota, porque simplesmente a não houve. A ficção portuguesa parece ter medo destas figuras, quem sabe por castradores motivos políticos, ou simplesmente porque na sua claustrofobia, no seu minúsculo pedestal burguês e intelectual, os ficcionistas nem sequer os conhecem de outiva.
      Depois de combaterem os guerrilheiros em África, razão da sua fundação por Santos e Castro, os Comandos, miscelânea de militares do exército, incluindo as duas companhias regressadas de Moçambique, são recriados por Jaime Neves, constituindo o Regimento de Comandos da Amadora, que virá a ter uma ação decisiva no fim do PREC, esse período alucinatório em que muitos confundem História com histeria. Atuam contra manifestações e greves, uma delas a grande greve da TAP, cuja bandalheira a torna internacionalmente conhecida por Take Another Plane. Mais tarde, já derrotados, alguns grupos  dessa esquerda furiosa e infantilizada de que se destaca o MRPP onde militava gente como Durão Barroso, Ana Gomes ou Maria José Morgado - com quem o gadamaelense Manuel Ferreira da Silva tivera um béguin em Luanda -, tentam vingar-se cobardemente contra a família de Neves.
      Quase quarenta anos depois, o Capitão Chung não consegue perceber quem, próximo do 25 de Abril de 1975, esteve por trás da ação saneadora promovida pelo Capitão Marques Patrocínio, e outros indivíduos de pequeno estatuto, que afastou durante algum tempo do Regimento de Comandos da Amadora,vários oficiais, entre os quais, o seu comandante Jaime Neves e ele próprio. Um dos conjurados confessaria mais tarde,a Neves ter recebido de Cunhal, para si e sua família, a promessa de pagamento fora do país, o que ajudaria aquele a formar a convicção da influência do PCP neste episódio. A chegada a Lisboa da 6ª esquadra americana por essa ocasião proporcionou o boato de que Jaime Neves estaria a preparar um golpe à Pinochet, daí o saneamento. Num volte-face dramático num plenário do Regimento realizado a 4 de Agosto, Otelo Saraiva de Carvalho, que havia anuído ao saneamento, devolve o comando a Jaime Neves, tendo sido presos os conjurados, a maioria dos quais acabou por se arrepender e pedir perdão. 

Sintetizado de "Jaime Neves, Homem de Guerra e Boémio" da autoria de Rui Azevedo Teixeira, editado pela Bertrand