Desporto

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Um Pouco de História (XII)

 

O Fim de Pompeu

 

   Vencido em Farsália, Pompeu pensou reorganizar as suas forças e prosseguir a guerra em novos teatros. Desistindo da Síria que se declarara por César, onde pretendia aliar-se aos Partos, rumou ao Egipto.

   No Egipto reinavam, desde 50 a. C., os filhos do Auleta; Ptolomeu Dionísio, com dez anos e Cleópatra, com dezasseis anos, irmãos e esposos.

   Ptolomeu expulsou Cleópatra que se refugiou na Síria preparando-se para dar batalha ao irmão-esposo, no Egipto.

  Este, com Potino, seu tutor, e o seu exército, aguardava em Pelusa pronto a travar o passo à irmã-esposa.

   Foi neste contexto que chegou o trirreme de Pompeu fundeando junto ao promontório de Cásio.

   Conhecedores do resultado de Farsália, pensando inicialmente recusar o pedido de desembarque de Pompeu, os egípcios, temendo o efeito que a sua presença produziria nas suas forças, onde se tinham alistado militares romanos clientes daquele, resolveram atrai-lo a uma cilada para o assassinar.

   Um grupo de emissários subiu a bordo e, amavelmente, convidou Pompeu a descer o escaler e ir à presença do rei.

   Apesar dos receios de sua mulher Cornélia e de seu filho Sexto, Pompeu aceitou. De pé, à popa, ia declamando, em grego, num tom triste, o texto que tinha preparado para ler ao Rei egípcio.

   Da tripulação do escaler fazia parte Septímio, que Pompeu reconheceu da guerra da Arménia, em que fora seu soldado. Septímio, silencioso, confirmou abanando a cabeça afirmativamente quando lhe foi perguntado.

      Regressara Pompeu à declamação quando o escalar bateu na areia. Ao voltar-se para desembarcar, Septímio, friamente, cravou-lhe a espada nos rins. Pompeu cobriu a cabeça com a toga e não opôs resistência às estocadas dos restantes tripulantes jazendo agonizante na praia ante os gritos angustiados de Cornélia e os soluços de Sexto, que tudo presenciaram, impotentes. Era 28 de Setembro de 48 a. C..

   César, que saíra de Farsália em perseguição de Pompeu, não chegara a tempo a Alexandria. Quando lhe trouxeram a cabeça do sogro e o anel com o selo seu conhecido, César voltou a face e chorou com sinceridade.

Créditos a: História da República Romana de Oliveira Martins


                                                               A Morte de Pompeu

Peniche, 05 de Outubro de 2022

António Barreto