Desporto

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Benfica-PSG 2-1

É com gosto que dou os parabéns aos atletas do Benfica pelo jogo de hoje. Foi uma vitória merecida, graças, sobretudo, ao empenho coletivo, contra um adversário com aspirações à final. Foi insuficiente, sim, mas...fizémos a nossa parte; desta vez cumprimos.

Sem alguns dos seus titulares, tal como o Benfica, a equipa do PSG apresentou um futebol de grande qualidade técnico-tática, muito dinâmico, vertical, de grande amplitude, pressionando intensamente muito alto. A qualidade técnica dos seus atletas não permitia displicências. E foi o que aconteceu no lance do primeiro golo, em que me pareceu ver alguma passividade; parecia uma bola perdida. O GR pareceu-me muito bom; na grande penalidade percebeu a direção da bola, denunciada aliás pelo Lima - devido ao posicionamento no momento do arranque. O defesa que agrediu Sílvio deveria ter sido expulso, julgo que não quis jogar a bola.
 
Gostei da equipa do Benfica, apesar da continuação da tendência perdulária na concretização, de alguns passes falhados e de alguma despropositada retenção de bola. Foram valentes na disputa dos lances, ganhando inúmeros duelos individuais, indicio frequente da tendência do jogo. Procuraram o golo com determinação e poderiam ter feito melhor. A intensidade que colocaram no jogo acabou por retirar algum ímpeto ao PSG nos minutos finais e, implícitamente, garantir a vitória. Muito bem.
 
Gostei do Artur; por duas boas defesas e uma mancha perfeita que negou o empate. A defesa esteve bem - salvo no 1º golo -, Luisão e Garay fizeram cortes cirúrgicos decisivos, Sílvio revelou grande coragem, e Máxi esteve no golo da vitória, gizado com grande frieza. Fejsa e Matic trabalharam muito e bem,mas falharam alguns passes que poderiam ter sido fatais. Gaitan deu-nos a vitória numa recarga oportuna e perfumou o estádio em vários lances - pena ter falhado a direção na primeira oportunidade da 1ª parte -, Enzo foi igual a si próprio tendo saído esgotado - ficou na retina o tremendo remate ainda na 1ª parte a que o GR contrário respondeu com grande defesa, num lance muito vistoso, Markovic mostrou os seus já conhecidos créditos dinamitando a defesa com a sua insuperável velocidade - julgo que necessita de melhorar o posicionamento -, Lima bateu bem o penálti, embora denunciado, graças à força e colocação, porém revelou, mais uma vez, reduzido nível de eficácia. Cavaleiro pôs a defesa em sentido graças ao seu posicionamento, força, velocidade e determinação, revelando estar integrado na equipa, Suleimani deu mais um passo no sentido da sua afirmação, tem boa técnica, profundidade, serenidade, coragem, e sabe fazer um centro decente - temos aqui extremo. Claro que se fez sentir a falta de Cardozo; mas a equipa tem que aprender a jogar sem ele.
 
Este jogo deixou patente a razão da apatia no jogo com o Arouca, em que, imperdoávelmente, deixámos fugir mais dois pontos; "-vamos jogar com o Arouca? - vamos; uma equipa que perde os jogos todos e vai em útimo lugar. - É pá, ainda bem; precisamos de descansar um bocadinho para o jogo da champions. - É verdade, veio mesmo a calhar. "
 
Espero que esta vitória, apesar do travo algo amargo, constitua o tónico para a estabilização do desempenho da equipa. Oxalá acabem as malfadadas lesões e tenhamos em breve, todo o plantel operacional.
 
PS: Com o castigo de Enzo, continua a sanha persecutória contra o Benfica; Enzo foi "imolado" na praça pública pela CS, em particular pelo CM!, uma vergonha!, tudo fazem para enfraquecer desportivamente o clube. Há que encontrar caminhos eficazes de lutar contra isto. Talvez passar ao contra-ataque; somos demasiado complacentes.