Desporto

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mediterrâneo

   Perante as sucessivas e maciças mortes de africanos no mediterrâneo na desesperada e trágica tentativa de fuga à miséria nos seus países, os líderes europeus revelam-se preocupados com a necessidade de reforçar as patrulhas e perseguir os traficantes de seres humanos! Quanto ao essencial, nem uma palavra! a única forma de combater eficazmente este flagelo consiste na promoção do desenvolvimento económico das regiões de origem dos emigrantes em parceria com os governantes locais. Claro que esta realidade sugere também uma nova discussão sobre o fracasso geral da descolonização de África, seja pela precipitação ou incompetência dos ex-colonizadores, seja pela impreparação ou ganância dos lideres africanos. 

   Seja como for, a acomodação europeia a esta tragédia é mais uma faceta da crueldade dos seus líderes, que está patente, também intramuros, onde as populações do sul emigram para norte à procura da vida que lhes tem sido sonegada nas suas terras num autêntico processo de genocídio económico em curso e sem fim à vista.





Andebol e Voleibol; Allez!

   A equipa de voleibol do Benfica entrou com o pé esquerdo no 1º jogo da final com a Fonte do Bastardo. Esta equipa já demonstrou ter muito valor e mereceu a vitória, mas acredito que os encarnados podem e vão fazer melhor nos próximos jogos. Naturalmente que ficaram afetados física e psicologicamente com a derrota na final da Taça Challenge; mas há que seguir em frente, bateram-se bem, como o reconheceu a generalidade dos adeptos. Mais não pedimos. Para a frente é que é o caminho; respeitar o adversário e pôr cá para fora tudo o que sabem, que não é pouco.
 
   Quanto ao andebol, parece-me evidente que a equipa necessita de um "choque competitivo"; no atual quadro é difícil motivar os atletas. Há que fazer nesta secção o que foi feito nas outras com  enorme sucesso. Competência + competência; da equipa técnica e dos atletas. Um bom guarda-redes é meia equipa, como no hóquei, são precisos dois, três bons lançadores de meia distância e quatro ou cinco velocistas com muito pulmão. Enfim; pronuncie-se quem sabe. Para levar pancada em todos os campeonatos, não!