Desporto

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Regresso auspicioso ao campeonato

 
 
 
by Anna Ostroumova (Russia 1871-1955), Amsterdam, 1913
 
   Do Feirense, esperava-se o que ocorreu; uma equipa competitiva - como são, geralmente, todas as que acabam de subir ao primeiro escalão, - e agressiva à imagem do seu Treinador, José Mota.
 
  O Benfica fez o que não tinha feito com o Nápoles; pressionou, subiu no terreno, provocou desequilíbrios e fez quatro golos. Bem sei que o Nápoles é outra coisa, mas a verdade é que quando, na ponta final, foi pressionado, começou a errar. 
 
   Nos dois primeiros golos os erros adversários que lhes deram origem foram provocados pela pressão ofensiva dos encarnados. Os outros foram duas obras primas; do Nelson e do Cervi - que é pequenino mas tem faro de golo e talento -, e do Grimaldo, exímio marcador de livres.
 
   Foi notório muito atabalhoamento nas dinâmicas do jogo ofensivo, com muitos passes falhados e movimentos inconsequentes, superados pela garra. É assim que deve ser; quando não brota o talento usa-se maior determinação.
 
   O regresso de Luisão poderá estabilizar defensivamente a equipa reduzindo significativamente a vulnerabilidade do eixo central e fazer subir os níveis de confiança dos restantes jogadores. Infelizmente a sua margem de erro é mais reduzida dada a habitual crueldade dos adeptos relativamente aos jogadores que estão em final de carreira. Esperemos que consiga superar esta contingência.
 
PS1: Pêsames pelo falecimento do Mário Wilson; jogador e treinador de grande nível, sobretudo de uma dimensão humana de grande envergadura. Desconhecia o seu envolvimento no apoio aos "movimentos de libertação" e o impacto das suas desavenças com Pedroto, das quais resultaria a famigerada "guerra" Norte-Sul" de que Pinto da Costa se serviria na consolidação do domínio desportivo do Porto.
 
PS2: Perante o desaire do Sporting em Guimarães, os dirigentes verde-brancos, recorrem a velhas técnicas de diversão apontando a fantasmas externos; os árbitros e o Benfica. Por outro lado, surgiram rumores de condicionamento das Assembleias Gerais daquele clube pela respetiva claque; se é verdade, já não é só com eles!, as autoridades deverão apurar se se trata, ou não, de captura do clube pela ameaça de violência.
 
Força, Benfica!