Desporto

sábado, 12 de janeiro de 2013

Um abel das letras


Francisco Joé Viegas está muito preocupado com o árbitro nomeado para o próximo Benfica-Porto, por Filipe Vieira, em tempos, ter referido que confiava em João Ferreira, e por este ter feito o que lhe competia relatando as cenas de violência que testemunhou nos balneários da Luz no final do Benfica- Porto (1-0).
Não consta que se tenha indignado com a não irradiação do desporto dos autores das agressões, nem com a minimização pelo "célebre" Conselho de Justiça da FPF dos castigos que lhes tinham sido aplicados pelo Conselho de Disciplina da LPFP!
Nem consta que se tenha indignado com os erros grosseiros das equipas de Proença, Soares Dias, Xistra, Elmano, Benquerença e outros, que têm permitido ao seu clube açambarcar títulos sem causa!
Nem consta que se tenha indignado perante dirigentes constituidos em conselheiros matrimoniais de árbitros em véspera de estes arbitrarem jogos do seu clube!

Nem consta que se tenha indignado com o ambiente de "terrorismo" verbal criado pelos dirigentes do seu clube sobre Hermínio Loureiro, levando-o a demitir-se da presidência da LPFP. Um ato revelador da subjugação desta ao seu clube por falta de coragem dos respetivos dirigentes!
Nem consta que se tenha indignado com a atuação da Justiça no caso do Apito Dourado, ou da PSP do Porto, ou do Ministério Público do Porto, que se revelaram incapazes de condenar alguns arguidos, entre os quais o presidente do seu clube, graças a vicissitudes processuais várias!
Nem consta que se tenha indignado com as alterações introduzidas previamente pelo poder político ao Código Civil, que resultaram na inadmissibilidade das escutas como elemento de prova e da consequente absolvição de alguns dos principais arguidos, perante a perplexidade dos portugueses! 
Nem consta que se tenha indignado perante a atitude discriminatória que se tem vindo a observar na cidade do Porto relativamente aos Benfiquistas.
Nem consta que alguma vez se tenha indignado com a escalada de ódio que tem vindo a ser fomentada contra Benfiquistas por figuras do seu clube, a ponto de, com a cumplicidade das autoridades locais, lhes ser vedado o acesso a partes da cidade, de uso exclusivo dos adeptos portistas, como se se tratasse de território sob jurisdição destes!
Nem consta que tenha revelado preocupação pela crescente satelitização dos clubes de futebol ao seu clube, transformando-o em campeão virtual perpétuo!
Nem consta que tenha revelado preocupação pela delapidação de dinheiros públicos resultante do financiamento da construção e manutenção do centro de treinos do Olival, dirigido pelo presidente do seu clube, sem lá ter posto um tostão!
Nem consta que tenha revelado arrependimento pela descortesia com que, implícitamente e reiteradamente, tratou o Spor Lisboa e Benfica e os seus 14 milhões de adeptos, enquanto Secretário de Estado da Cultura do Governo da Nação (não do "Governo do Porto")!
Durante muito tempo acreditei que o Sr. Viegas era um Portista; pela cordialidade que habitualmente exibe, pela empatia que a sua figura suscita, pela sua condição de homem de cultura. Humanismo, patriotismo e universalismo pareciam-me qualidades evidentes.

Afinal é apenas mais um  guarda abel...das letras! Em vez da metralhadora usa a caneta mas...a mesma merda habita a sua cabeça.

Sr Francisco José Viegas, vá regar o manjerico ff!


AB

Honra e Dever (Alpoim Calvão): "Operações Torpedo" e "Bandim"


Pág. 196:
 Enquanto se ultimavam os preparativos da operação “Torpedo”, Alpoim Calvão tem conhecimento de que no rescaldo dos granéis (incidentes) do Copolim, dois marinheiros se encontravam sob prisão nas Instalações Navais de Bissau (INAB). Eram dois corrécios, cujos nomes de guerra não deixavam margem para dúvidas, atestando bem o caráter daqueles homens: “Tarzan” e “Mil Diabos”. E quando pergunta se está tudo pronto para embarcar, o oficial de serviço às INAB, segundo-Tenente Salgado Soares, informa comprometido:
                - Há dois elementos que dizem que não vão porque estão presos e não podem nem querem ir.
                - Mais do que ninguém esses homens têm que ir - responde peremtóriamente Calvão.
                Tinham sido eles os causadores de toda aquela situação, era inaceitável ficarem agora de parte. Constata, no entanto, com alguma surpresa, que tanto dos oficiais do destacamento como do oficial de serviço às INAB, não havia grande empenho em fazer os homens mudarem de decisão. Assim, vai ele próprio tratar do assunto. “Resolvi pessoalmente fazê-los embarcar. Chamei o oficial de serviço para ir comigo e levar a chave para abrir a porta. Entrei na prisão e lá dentro, não disse nem bom dia nem boa tarde nem boa noite, a primeira coisa que faço, é tirar os galões dos ombros, entrega-los ao oficial de serviço e dizer:
                - Meus amigos, fazem favor venham daí que vocês têm de ir à operação. Vocês fazem parte do destacamento e têm de ir. E, não fossem estar distraídos, acrescentei:
                - Ah, e se querem discutir comigo eu já estou sem galões nos ombros…
Bom, eles lá perceberam qual era o tipo de discussão a que me referia, e eu preparei-me para qualquer eventualidade, mas eles caíram em si e lá resolveram seguir para a operação:
                -Comandante, a gente vai, mas…
                - Não há mas nem meio mas! Vocês vão e pronto!
E foram. Mandei chamar o comandante do destacamento e disse-lhe que os dois homens também iam na operação e levavam o morteiro 81 às costas, um carregava o prato e outro o tubo. Assim sucedeu e a coisa correu bem.
(tratava-se da preparação da operação “Torpedo”, atribuída a título de castigo ao DFE7 - Destacamento de Fuzileiros Especiais N.º 7 - por violação das ordens do Governador por parte daqueles fuzileiros, que visavam o bom relacionamento e proteção das populações locais. Esta operação consistia no desembarque e “varrimento” da ilha do Como, suposto santuário dos guerrilheiros do PAIGC)  

Pág. 201:
(O navio motor “Bandim” fora capturado aos portugueses pelos guerrilheiros do PAIGC na sequência de uma emboscada na subida sem escolta, no rio Cacine e, em Maio de 1963, sendo a partir daí vital para reabastecimento da guerrilha)
Extrato do relatório de Alpoim Calvão de 7 de Março, da operação de neutralização do navio motor “Bandim” (pág. 203):
                …Às 19.10 começou-se a distinguir no azimute 070 o ruído dum motor que se foi avolumando e pelas 1930 avistou-se, a cerca de 200 metros a silhueta do N/M Bandim que levava somente uma pequena luz acesa na casa do leme. Mandou-se arrancar com os motores tendo os botes largado quase simultaneamente com ligeiro atraso do bote n.º 2, cujo motor demorou mais tempo a pegar. O bote n.º 1 colocou-se nos setores de popa do Bandim, enquanto o n.º 2 seguia a ocupar uma posição no través de EB. O bote n.º 1 fez tiro de LGF 88.9 a 150 metros de distância, tendo-se o rebentamento verificado muito perto do alvo, enquanto se abria fogo de MG 42.
                O Bandim respondeu com fogo de armamento ligeiro automático, guinando acentuadamente para a margem da REP. GUINÉ.
                Entretanto continuou-se a fazer fogo de bazuca, obtendo-se um impacte em cheio ao 3º tiro, manobrando os botes rapidamente, procurando manter uma posição desfasada de 90º, em relação ao objetivo.
                Da posição 10º 54’.6 N 15º 02’.03 W, a oeste da VILA de KADINE, verificaram-se muitas tracejantes de metralhadora antiaérea - calculadas em número de seis – na direção aproximada do local do contacto, mas passando bastante altas. Desse mesmo ponto, foi feito tiro de artilharia ou de morteiro de grande calibre, em vários azimutes, ouvindo-se um total de 20 rebentamentos, uns curtos outros compridos, revelando uma certa desorientação. Simultaneamente e a N desta posição, já na nossa ILHA de CANEFAQUE, fez fogo uma metralhadora pesada, com tiro tracejante, ao lume de água, bastante mais ajustado. Da canoa referida anteriormente, foi feito fogo de PPSH, sobre os botes, tendo contudo retirado rapidamente da zona de contacto.
                O combate com BANDIM continuou, obtendo-se outro impacte de LGF, que obrigou o alvo a começar a navegar em círculo., acabando por penetrar num esteiro, encalhando profundamente na posição 10º 56.1’ N 15º 00.6’ W, e desaparecendo da nossa vista. Perseguiu-se o BANDIM por dentro do esteiro, obtendo-se novo impacte de LGF, aproximando-nos a cerca de 10 metros para o lançamento de granadas de mão. Do tarrafo foi feito fogo de arma automática, a que se respondeu com rajada de MG 42, abordando-se o navio.
                Logo que se penetrou no N/M BANDIM, foram encontrados vários indivíduos mortos – posteriormente veio-se a verificar que eram seis -, dois dos quais junto à entrada da casa da máquina e da casa do leme.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
                O fogo foi lançado por meio de uma granada de mão defensiva, lançada para o interior da casa das máquinas. O BANDIM começou a arder lentamente e só, quando os botes alcançaram o meio do rio Inxanxe, se verificou uma explosão surda, seguida de altas labaredas. Quando se alcançou o R/V  (rendez-vouz) ainda se distinguia nitidamente o clarão do BANDIM.
…O marinheiro “Setúbal” foi um dos cantores à força: “O regresso foi difícil porque não dávamos com o patrulha. Então, resolveu mandar-nos cantar explicando-nos que o som junto à água se propaga mais depressa. Ainda tentei resistir, mas era impossível, todos tínhamos que cantar, não havia exceções. Ele desatou a cantar a Samaritana, depois óperas, e só descansou quando por fim, bastante tempo mais tarde, lá vimos a luz do patrulha e viemos embora.
(o local do RV era um cabeço no meio do rio, onde os fuzileiros aguardaram o patrulha)
(continua)