Desporto

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Olimpiakos-Benfica 1-0

Triste pela derrota mas satisfeito pelo desempenho da equipa do Benfica. É assim que estou.
 
De facto, os jogadores do Benfica, confirmando a trajectória de subida de forma colectiva  impuseram o seu jogo perante um adversário difícil, falhando em alguns momentos capitais, nomeadamente, na finalização e no lance do golo. Infelizmente, digo eu, porque a equipa, por tudo o que fez durante os noventa minutos, não merecia perder este jogo.
 
Gostei do posicionamento da equipa - na base do 4-3-3 -;  com algumas variantes, julgo que é, actualmente, o dispositivo tático mais adequado; Matic, Enzo, Amorim - caso deste jogo -, ou Fejsa, Matic, Enzo, com Gaitan, Djuricic, Markovic e Lima na equação, adoptando a composição e orientação consoante a forma dos jogadores e o adversário em causa.  Com esta disposição eliminou-se aquela que tem sido uma das maiores fragilidades tácticas desta época e foi a da anterior; falta de consistência e criatividade no meio-campo. Efectivamente, apesar da pressão alta do adversário e do sobre-povoamento da sua intermediaria,  a equipa do Benfica disputou todos os lances, recuperando e desenvolvendo múltiplos lances ofensivos de qualidade, suficientes para justificar resultado mais favorável.
 
Na defesa justificava-se a expectativa quanto a Sílvio em virtude do prolongado afastamento por lesão; na frente, Markovic e Gaitan não conseguiram fazer funcionar as alas e, sem elas, o potencial de Cardozo não se materializa. É esta a outra grande debilidade actual da equipa - a lesão de Sálvio afectou em muito a sua  competitividade -, que conduz ao afunilamento dos lances ofensivos, o que, como sabemos, resulta em vantagem para as defesas contrarias, como foi o caso. Entrega, garra, entreajuda e criatividade não faltaram aos jogadores do Benfica que, mais uma vez digo, mereciam melhor resultado.
 
No entanto, analisando as razões da ineficácia de concretização, dos nossos avançados, encontramos em todos os casos; ora a persistência e entreajuda dos adversários  que, nos momentos decisivos, sempre impediam eficaz execução, ora grandes defesas de Roberto, ora deficiência de execução sugerindo falta de serenidade e convicção por parte dos avançados. De realçar o golo sofrido, mais uma vez, na sequência de um canto, graças à já tradicional e penosa desconcentração defensiva!
 
Quanto ao Olimpiakos, mostrou ser uma boa equipa; técnica e tacticamente culta tendo adoptado sempre um posicionamento eficaz, com muita combatividade e solidariedade . Apesar disso,  teve que se remeter ao seu meio-campo a maior parte do tempo - chegou a ter 11 jogadores na sua área -, graças à intensidade e criatividade do jogo encarnado. Contudo, não se pode dizer que tenham tido sorte, visto que foi o seu empenho colectivo, ainda que por vezes descontrolado, que esteve quase sempre na origem da ineficácia dos avançados do Benfica. Parabéns ao Roberto pela excelente exibição.
 
Ânimo aos jogadores do Benfica pelo empenho. Força! Quem porfia sempre alcança.