Desporto

domingo, 2 de abril de 2023

Desporto para Todos

 

Benfica

Desporto para todos


Num dia já muito distante, um menino, segurando a mão de seu pai perguntou-lhe:

- Pai, não sei se hei-de ser do Benfica se do Sporting.

- Tu és do Benfica!

E o menino ficou a ser do Benfica, algo de que hoje se orgulha, apesar da tristeza e da revolta que sente pelos enxovalhos a que o seu clube tem sido submetido nos últimos tempos. Tempos que deveriam ser de tolerância, de sã convivência e não de ressentimentos, frustrações e fracionamento social.


Hoje é um dia em que ser do Benfica me faz sentir bem, algo que agradeço ao meu pai. É uma grande satisfação ver a enorme participação popular nas jornadas de atletismo que estão a decorrer. É até divertido e comovente; meninada, novos, velhos, homens, mulheres, pretos, brancos, gordos, magros, nem todos do Benfica, felizes, divertidos, participando, uns pelo simples prazer da corrida, de estar com os outros, de entrar no Estádio da Luz, outros já a pensar numa carreira desportiva. Uma senhora já entradota lá ia na molhada com um dinossauro na cabeça, outro senhor veio com a família da sua terra que disse ficar a 6oo km de Lisboa, duas meninas, no pódio, mostravam as bandeiras dos seus clubes, outra menina disse correr no Sporting apesar de ser adepta do Benfica.


Isto é muito bonito! Toda a gente contente, divertindo-se construindo recordações, singelas, para a vida, dando os primeiros passos duma eventual carreira desportiva ou, os já atletas, aproveitando para rodar. Ou recuperar.


É isto que adoro no Benfica, esta dimensão popular, alegre, agregadora, integradora - estou a ver uma rapariga, de camisola verde, segunda na sua prova, que parece chinesa e um menino aí de três anitos, vestido a rigor, a andar apressado e a bater palminhas, uma multidão sorridente, prossegue no trajeto da prova, a passo -, num ambiente de excelência organizativa onde a competitividade, propósito primordial do clube, desta vez, passou para segundo plano.


Recordo outro fantástico evento anual, a Gimnáguia, o extraordinário trabalho de solidariedade da Fundação e uma palete de modalidades diversificada onde todos têm oportunidade de participar, de uma ou de outra forma.


Estes momentos mostram-nos a verdadeira função do desporto, o envolvimento social, em comunidade, proporcionado por uma ideia, o Benfica, a sua história admirável, a sua cultura de excelência, de cordialidade e amizade.

É tudo isto que fez, faz o meu clube popular, capaz de suscitar a simpatia até dos adversários, e que devia suscitar a reflexão dos que, nas últimas décadas, por ressentimento ou preconceito se têm empenhado em denegrir a imagem deste clube secular e admirável.


Obrigado, pai.


Obrigado Benfica.





Peniche, 2 de Abril de 2023

António Barreto