Desporto

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Já a bola rola!

Dos jogos desta pré-época realizados na Suíça pelo Benfica, pouco há a dizer:
 
A "esquadra" sérvia não engana - não fosse a ex-jugoslávia uma das melhores escolas do futebol mundial -, Sulejman, Djuricic e Mitrovic são bons de bola, cada um a seu modo; o primeiro a romper na frente finalizando ou assistindo, o segundo a controlar e distribuir - terá "cabedal" para a função? - e o terceiro a finalizar com sangue-frio e talento. Do Matic já sabemos como é. Por aqui estamos bem.
 
Ruben Amorim, André Gomes e André Almeida, com a "rodagem" adquirida na época passada, poderão melhorar o desempenho do nosso meio-campo que, principalmente na fase final da época anterior, claudicou em alguns jogos, tendo sido fatal para as aspirações da equipa. Urreta poderá ser muito útil na direita...ou na esquerda - "é chato," mas...parece que sabe marcar bons golos o rapaz!.
 
No eixo da defesa, parece que estamos servidos; Lisandro é jogador - não sei bem porquê, mas faz-me lembrar o Ricardo; talvez pela serenidade que aparenta - Vitória tem boa pinta - a ver vamos - e Mitrovic é "menino" para fazer estrago nos avançados e médios adversários.
 
As laterais parecem tremidas; Sílvio necessita de adaptação à equipa...e - já agora -...de reconciliação com o clube...o valor está lá. Quanto ao Bruno Cortez, para já...não me agrada!; tem "caparro", não tem medo da bola nem do adversário, joga para subir até à linha, cruza bem e fácilmente, mas...defender é para o "preto" (salvo seja) e quanto a velocidade tenho dúvidas; veremos como evolui...há ali muito trabalhinho para fazer!
 
Quanto a guarda-redes, quanto a mim, tinha trazido o do Sion; parece muito bom e...tenho dúvidas quanto ao Artur...tenho pena...mas é a verdade.
 
Dos restantes, destaco o Sálvio, a mostrar como se joga com raça; um cheirinho a Sálvio em todas as posições em cada jogo seria meio caminho andado.
 
Os resultados aceitam-se, apesar de secundários nesta fase. Gostei da dinâmica da equipa na 2ª parte do jogo com o Bordéus - por sinal bem "rasgadinho".
 
Desagrada-me esta estória do fica não fica, sai não sai, vem não vem, sempre com o fantasma frutóide no horizonte. Há que prevenir estas situações e inverter o processo, no que à fruta diz respeito, tal como fizémos com os direitos desportivos.
 
Sei que é cedo, mas é importante que seja a equipa a ter a iniciativa de puxar pelos adeptos, focando-se na convicção de que a grandeza do Benfica conquista-se em todos os jogos, disputando-os palmo a palmo, segundo a segundo, até ao fim. Olhemos, todos, com humildade, mais para a frente e menos para trás.
 
Vamos à luta que se faz tarde!