Desporto

segunda-feira, 25 de abril de 2022

25 da Abril: O outro lado da História

 

Aviltados e traídos: Resposta a Costa Gomes

Mello Machado - Comandante da Operação Pégaso, na Ilha do Como (Guiné)

      “De acordo com os princípios democráticos, proclamados e garantidos pelo Programa Revolucionário, o destino do Ultramar seria decidido pela vontade dos Portugueses de todas as raças e credos.



   Propunha-se um franco e aberto debate, prometia-se a consulta. Num propósito de concórdia e harmonia permanentes, adotava-se um procedimento ainda mais generoso: o poder dispunha-se ao diálogo com os movimentos emancipalistas.

   Foi dada preferência a uma solução política, como se esta pudesse desprezar a sua componente militar. Já vimos a que riscos nos pode conduzir semelhante ambiguidade de conceitos. Mas os riscos assumem diferente dimensão quando os conceitos se pervertem na hipocrisia.

   E provado que as tropas portuguesas - brancas e negras - eram capazes de se bater com extraordinária bravura; que as forças voluntárias africanas as imitavam em valor; que as populações nativas, na sua imensa maioria, se afirmavam portuguesas e conservavam fieis a Portugal - uma fórmula havia para transacionar terras e gentes portuguesas, não em proveito de aspirações que se identificavam com a sua vontade ou com interesses do Povo do Continente ou do Ultramar, mas servindo desígnios ou ideologias alheias ao interesse nacional.

   Por outras palavras, programou-se uma capitulação militar nunca antes imaginada, para que se consumasse a solução política previamente planeada através da renúncia e abandono.”


28 de Setembro; militares seguram a vítima - uma perigosa fasciata, concerteza - que tinham crivado de balas antes e acabaria por morrer.

(Cont.)

Peniche, 25 de Abril de 2022

António Barreto

25 de Abril: O Fator Spínola

 

25 de Abril

O fator Spínola

   O fator que, quanto a mim, foi decisivo no despoletar do processo foi o fator Spínola. Julgo que Spínola andava apavorado com o espetro da derrota militar, que começou a pairar com a intensificação do apoio da União Soviética aos guerrilheiros, em armamento, e de Cuba, em operacionais.

   A Operação Mar Verde terá sido uma tentativa desesperada de reverter o processo através da mudança de regime na Guiné Conacri e da captura ou eliminação de Amílcar Cabral e Seku Touré. Por outro estava prestes a consumar-se o desfecho do julgamento em Tribunal Militar dos militares envolvidos na rendição da Índia; o opróbrio pairava sobre a corporação militar.

   O livro Portugal e o Futuro - quase toda a orgânica que preconizava tinha sido posta em prática com a reforma constitucional de 1971 - funcionou como pré-legitimação do golpe do 25 de abril. Spínola não aguentou a pressão militar e Costa Gomes, então CEMGFA, quanto a mim, era um marxista infiltrado nas FA que foi decisivo na entrega do Ultramar, aos movimentos com vínculo ao marxismo e à União Soviética, e ao abandono das populações - ordenando o baixar de braços às FA que assistiram de braços cruzados à chacina dos portugueses. A decisão de Salazar de o manter no quadro após a participação no golpe de Botelho Moniz em 1961, revelou-se fatal quanto ao Ultramar, mas também quanto ao desfecho do 28 de Setembro; ao alegar, enquanto CEMGFA, que não dispunha de efetivos para desativar as barricadas, foi cúmplice do Partido Comunista no desencadear do PREC. Portugal perdeu a guerra na frente interna, e, sim, foram os comunistas que hoje apoiam a invasão da Ucrânia, os responsáveis, graças, sobretudo à política de abertura de Marcelo Caetano.


Viatura cujo condutor foi abatido pelos militares das barricadas no 28 de Setembro.

Peniche, 25 de Abril de 2022

António Barreto