Desporto

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porto-Benfica; divagações

A nomeação de Proença foi uma provocação ao Benfica, seus atletas e adeptos. Ao fazê-lo, o CA da FPF, quis mostrar que o Porto continua a mandar no futebol e suas instituições e com isso moralizou os seus jogadores e desmoralizou os do Benfica. Só os jogadores e o Treinador é que sabem, mas acredito que tal tenha influenciado a sua intensidade de jogo e, quem sabe, até a estratégia da equipa.

O Benfica deveria ter-se recusado a comparecer ao jogo exigindo um arbitro estrangeiro idoneo. Eu sei que era uma grande bronca, mas só com uma deste calibre ou maior o futebol português mudará. Alterava as regras do jogo e punha em pânico certas instituições como a UEFA. Esta, tolera a corrupção mas tem pavor do escândalo público, uma das mais poderosas armas do pinto, que vergonha não é com ele.

Afinal, o tempo de compensação efetivo foi inferior ao designado. Porque não foi permitida a execução da falta a favor do Benfica? O Proença teria medo do empate? Claro que sim! Bastam 10" para fazer um golo, não é assim?

A equipa do Benfica perdeu este jogo e talvez o campeonato porque quis ganhá-los no dragão. O lance do 2º golo do Porto resultou de um pontapé para a frente, feliz, quando o Benfica imprudentemente, mas corajosamente, procurava o golo da vitória. O mundo é dos ousados; desta vez calhou mal! Um abraço para todos!
 
O futebol português tem curiosidades bem interessantes, vejamos: Nacional, Braga e Académica, levaram 6 pontos ao Benfica. O Porto foi passear ao Nacional , a Braga e a Coimbra, o Nacional foi passear a Braga e o Braga ganhou a taça da Liga, eliminando...o Porto! Por sua vez, a Academica ganhou a Taça de Portugal na epoca passada, eliminando...o Porto! (Ate parece a historia do menino zequinha!).

Continuando: O Belenenses regressou à 1ª depois de um dragão de ouro ter assumido o controlo do clube. O Chaves regressa a 2ª pela mão de João Pinto. O Porto foi passear a Guimarães e comprou-lhe dois atletas. O Secretario de Estado do Desporto é adepto do Guimarães e parece ter-lhe proporcionado alguns benefícios enquanto vereador da cidade do conquistador. O Guimarães é finalista da Taça de Portugal com o...Benfica. Chega ou tenho que fazer um desenho?

Haverá algum ex-atleta do Benfica a treinar em Portugal? Simões, Diamantino, Alvaro, Mozer, Toni, Jose Luis, Carlos Manuel,  etc., não percebem de futebol? Jesualdo, Conceição & Cª  sabem mais? Claro que percebem de futebol, mas não devem perceber nada de fruticultura.

Nos jogos com o mostrengo e seus protegidos, o Benfica deverá exigir árbitros estrangeiros. No Portugal atual só os mal comportados são recompensados. Não sejamos mal comportados...nem tótós bem comportadinhos, como todos nos exigem.

O Benfica não deve pagar aos adversarios para facilitarem nos seus confrontos, mas deve pagar-lhes para se empenharem nos jogos com o Porto. Parece que isto já nao é considerado corrupção e há por aí pseudo-atletas e pseudo-clubes  que parecem precisar de motivação extra para fazer o que lhes compete; jogar futebol pelo futebol e seus adeptos.

Finalmente, se o Estado e as autoridades desportivas consentem a corrupção de alguns, têm de a consentir a todos. Ou há moralidade ou comem todos. 

Fónix!