Desporto

sábado, 16 de novembro de 2013

Portugal-Suécia 2-0 e outros

Por razões algo caricatas não vi o jogo, mas, confesso, não senti grande pena. A verdade é que, desde que Pinto da Costa e o seu clube, implícitamente, se apoderaram da FPF e, por inerência, detêm o controlo da Seleção Nacional tendo-a transformando numa plataforma de promoção comercial dos seus jogadores e, simultâneamente, em mais uma frente de combate ao Benfica, que me é quase indiferente a sua trajetória desportiva. Com efeito, ao ver certos jogadores com a camisola das quinas, não consigo conter a repulsa, por considerar incompatível o seu comportamento desportivo histórico com os valores que uma seleção, quanto a mim, representa. No entanto, hora da verdade, não deixo de a apoiar graças à superação da razão pela emoção. Fiquei pois satisfeito pela vitória e também pelo golo de Ronaldo, apesar de saber que o ingresso no Campeonato do Mundo credibilizará uma direção e a sua estratégia despudorada de subordinação do interesse nacional ao de um clube e reforçará o sistema miserável que desde há décadas transformou o futebol português numa farsa consentida.
 
Foi bonito o golo de Ronaldo; um belo cabeceamento em queda, intencionalmente direcionado, apesar da colagem do defesa e da oposição próxima do guarda-redes, na sequência do explêndido cruzamento de Miguel Veloso. Ronaldo revela uma serenidade própria de quem conhece o seu valor, indiferente às palhaçadas do Sr Blatter. Reparei também que Patrício fez algumas boas defesas e que a equipa sueca teve algumas boas oportunidades. Surpreendeu-me a inoperância de Ibraimovich e considero que a eliminatória está longe de estar ganha, face ao histórico da seleção sueca e ao extraordinário trunfo que este atleta representa.
 
A hostilidade ao Benfica por parte da selecção nota-se em "pequenas coisas" tais como nas declarações proferidas por Paulo Bento, que se viu na necessidade de referir a ausência de motivação especial dos jogadores pelo facto de a contenda se realizar onde se realizou. Não está em causa a motivação dos atletas em qualquer outro estádio, está sim em causa a necessidade de prevenir a possibilidade de alguém pensar que o Estádio da Luz possa ter induzido especial motivação na equipa. Ordens do Pino? Vergonhoso!
 
Já para não falar na não convocação de Nelson Oliveira, por si só denunciadora da má vontade de Paulo Bento para com os Benfiquistas, nem no seu silêncio perante a pressão geral de inclusão de Fernando, após ter-se apressado a manifestar a sua discordância quando, há tempos, foi publicamente aventada mesma possibilidade relativamente a Lima . Definitivamente, esta não é a seleção de todos os Portugueses.
 
No entanto, torço para que Portugal esteja no próximo mundial, com mais jogadores do Benfica, e para que, na FPF, em vez de embadeirarem em arco, ganhem vergonha.
 

BENFICA CAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE HOQUEI EM PATINS! PARABÉNS CAMPEÕES E OBRIGADO!