Desporto

sábado, 10 de agosto de 2019

Pré-época 2019-2020


Época 2019/2020
Pré-época
 
Contrariamente ao que tem sido hábito nos últimos anos, a equipa de futebol sénior do Benfica, desta vez, fez uma pré-época decente. Prepararam-se e avaliaram-se jogadores e táticas num contexto de competição exigente, e a ganhar. Sendo, nesta fase secundários os resultados dos jogos, convém não subestimar os pergaminhos desportivos do clube e as espectativas dos seus adeptos, habituados a ver o seu clube ganhar seja a quem for, seja onde for, ou quando for. O discurso que vinha sendo corrente, entre Dirigentes e respetiva corte, de desvalorização dos maus resultados nas pré-épocas, deve ser banido por desconformidade com a cultura de vitória secular do Benfica. Quem se conforma com a derrota, não ganha.
   É ideia corrente entre adeptos que uma equipa reflete a imagem do respetivo treinador. Serenidade, exigência, competência e solidariedade. Este Benfica 2019/2020 promete ser o que foi em 2018/2019, esperando-se um incremento de competitividade tendo em conta maior e melhor assimilação das ideias do treinador. Destas, destaco a qualidade do posicionamento, ponto fulcral das ideias de Bruno Lage e principal lacuna nas épocas precedentes, a dinâmica e entrosamento da equipa, a propensão do jogo ofensivo e a serenidade perante as contingências decorrentes do jogo.
   A grande dúvida deste início de época consiste em saber se Raul de Tomaz, Chiquinho e Caio, terão qualidade suficiente para fazer “esquecer” Jonas e João Félix, tarefa ingrata mas, suponho, aliciante.
    Preocupante foi constatar a incapacidade da estrutura do Benfica em perceber a má qualidade de jogo da equipa e a relutância em substituir o treinador. Percebe-se o compromisso do Presidente para com o seu conterrâneo Rui Vitória, mas não se entende a anuência do Diretor Desportivo tendo em conta o seu passado ilustre nos melhores relvados europeus.  
   Entretanto esperemos que as anunciadas alterações às regras do jogo e ao seu controlo, mão na bola e linhas de fora de jogo, contribuam para a clarificação do mesmo.

Carrega Benfica!

(tela de Abel Manta)
Peniche, 10 de Agosto de 2019
António Barreto*