segunda-feira, 11 de março de 2013

João Rocha; um homem de bem!

A minha singela homenagem a um dirigente desportivo que aprendi a respeitar pelo extraordinário contributo que deu ao desporto nacional através do Sporting Clube de Portugal. Com João Rocha, o SCP era respeitado por todos os adversários, internos e externos. Pela sua mão, atletas como Keita, Yazalde, Marinho, Alexandre Batista, Nelson, Peres, Carvalho, Jordão, e tantos outros, marcaram o futebol nacional, com a sua arte e lealdade. Com Moniz Pereira, o SCP de João Rocha, liderou o atletismo nacional, com os inesquecíveis talentos de Manuel de Oliveira primeiro, mais tarde, Fernando Mamede - ex-recordista mundial dos dez mil metros -, orgulho de todos os portugueses e o campeão olímpico Carlos Lopes que nada temia; nem brancos, nem pretos nem amarelos!

João Rocha não merecia ver o seu clube no estado em que se encontra! Com a honradez que o caracterizou denunciou os acordos de bastidores entre os dirigentes do seu clube à época e os do clube da fruta para destruir o seu grande rival, o meu querido Benfica. Em vão!

Iludidos pelo canto da sereia, mendigando as migalhas dos dirigentes GPS, obcecados por um anti-Benfiquismo autodestrutivo, juntaram-se aos sociopatas contra o meu clube, escusando-se a denunciar os crónicos sinais de corrupção que vêm minando o desporto nacional - excetuando a gestão de Dias da Cunha. Fomentando o anti-Benfiquismo militante tentaram ocultar a gestão ruinosa do clube e restautar a motivação competitiva há muito perdida.

O Grande Sporting que conheci, grande rival do meu Benfica, não bajula nem hostiliza outrem, afirma-se pelos seus valores, pela honra dos seus associados e adeptos, assume vitórias e derrotas sem ostensividade nem dramas, é competitivo e leal, como foi com João Rocha.

Oxalá os futuros dirigentes do SCP, saibam encontrar o rumo perdido, o rumo de João Rocha, restaurando-lhe a dignidade que lhe é própria, juntando-se aos que continuam a defender a nobreza do desporto, exorcisando fantasmas recentes, para bem do desporto nacional.

Os sentidos pêsames à família e aos Sportinguistas honrados,

AB

Sem comentários:

Enviar um comentário