sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Magno Catulo; Comando na Guiné


Magno Catulo

Bolama em 11.06.67,

...Tó, pois tu andas sempre a mandar-me dizêr que tenha muito cuidado com os turras pois por vezes não é o cuidado mas sim a traição espero que compreendas porque se for por cuidado nunca á azar mas que Deus faça vontade ao teu desejo que eu compreendo que só seria bom para mim mas tem coragem que eu também a terei.

...Já fiz três operações no mato ainda ontem cheguei de fazer a terceira...

Bolama em 28.05.68,

...Tó, pois daqui por mais uma semana já estou em Bissau se Deus quizêr pois antes vamos estar uma semana no mato que é para contar com o treino operacional e depois Bissau é aquela máquina.

Bissau 10.07.68,

...tu sabes que só daqui por mais três meses que recebo o prémio de quatrocentos escudos pois por enquanto só estou a receber 190 escudos...

Bolama 30.07.68,

...Pois cá chegou ontem o Uige com mais três mil e quinhentos homens cá para a guêrra. Pois entre os quais encontrei o Pedro que é o filho desse que é mestre e lhe chamam o chapa tu deves saber quem é e encontrei também o caniceiro da Figueira que é precizamente aquele rapaz que namora com a filha do João Neu a mais nova espero que conheças e estive tambem com um rapazito que é o Vitor da P. de Buarcos ou seja o filho da muda.

Tó Zé, pois por cá morreu-nos um camarada e dois feridos mas foi um acidente embora tivêce sido no mato pois foi com uma granada que ele deixou cair da arma e então explodiu e é claro morreu e tivemos dois feridos. Pois estive cá a bordo dum barco que se chama Alexandre Silva  onde anda o Barreto. Pois estive com um tipo que é muito amigo do meu irmão João anda sempre com ele e é também da Figueira chama-se Travassos é o segundo Oficial de máquinas e mora na rua de Buarcos nº 5...

Bissau 10.08.68,

...Tó, pois quanto a isto nós viemos a uns oito dias do mato onde nessa operação que demorou apenas 18 horas nos matamos dezassete turras e apanhámos trêze armas e trouxemos vinte e seis prêzas entre mulheres e turras e é assim. Pois só agora lamento apenas a suceder com o meu pai porque já está dessa idade e para mim é terrível se lhe acontece alguma coisa comigo aqui na Guiné pois faço votos para que melhore.

Cortima 24.08.68,

...eu por cá vou andando mais ou menos bem de saúde felizmente embora neste momento me encontre isolado no mato.

...pois eu já mandei dizer à tua mão para mandar as coisas pelo pedrito que vai agora aí passar um mês de férias e depois neça altura passa aí por casae traz-me as coizas.

...estou numa província que se chama Cantima pois estamos a oiticentos metros da fronteira com o Senegal que é o Centro dos turras mas por enquanto ainda não nos vierão chatiar mas se vierem cá estaremos para lhes dar uma boa dose de chumbo e algumas granadinhas que é bem bom para eles até gritão. Pois vou aqui estar trinta e cinco dias depois seguimos para Bissau novamente onde os caminhos estão muito minados pois é assim...

Bissau 27.9.68,

...Pois eu já me encontro em Bissau já a sete dias mas eu já saí da companhia de comandos porque andei à pancada com um furriel onde lhe parti um braço e então fui expulso.

...Tó Zé, pois amanhã tenho de ir ao médico porque ando àrasca dos entestinos ando a obrar puz e sangue pois é das comidas e das águas daqui isto dá a todos são bichos.

Adeus espero a tua resposta

Sem comentários:

Enviar um comentário