Desporto

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

“O Benfica é e sempre foi um clube extraordinário e admirável."

   O recente naufrágio do arrastão Olivia Ribau à entrada da barra da Figueira da Foz trás à memória um outro episódio com quase 60 anos. Na altura, o naufrágio da traineira "Nova Leirosa" trouxe grande consternação e o Sport Lisboa e Benfica, nessa já distante época de 1958/59 colocou-se à disposição da Associação Naval 1º de Maio, clube com fortes ligações aos pescadores e tradicionalmente apoiado por estes, para honrar a memória dos falecidos e angariar verbas para apoiar as suas famílias. 


   Assim sendo, deslocou-se pela quarta vez na sua história à Figueira da Foz para defrontar o clube navalista, sendo a primeira em que entraria no Estádio José Bento Pessoa.
 
   Na foto podemos ver José Águas a entregar uma oferta ao filho de um dos falecidos na tragédia. 
Perante um estádio lotado, o Benfica, já com a base do futuro Bicampeão Europeu, venceria por 5-1.
Mais uma vez, o Sport Lisboa e Benfica conquistaria o coração dos figueirenses.
  
   Aos mais distraidos, era por vezes difícil de explicar o porquê de tão grande concentração de Benfiquistas na Figueira da Foz, ora bem, várias coisas contribuiram para tal, a começar pelo facto de dois dos constituintes da célebre "trindade navalista" terem actuado no Benfica, o gr Pinto Machado e o central António Maria, sendo que o outro elemento, Tó Pinto, era um reconhecido Benfiquista. Este jogo, bem como o de 1951, assim como a cedência de Bastos para que jogasse pela Naval também num jogo de cariz solidário, bem como as ligações do extraordinário ciclista figueirense Alves Barbosa ao Benfica, do qual chegou a ser treinador, ajudam também a explicar este facto.
 
   Muitos anos mais tarde, em 1997, a sede da já então centenária Associação, arderia por completo. Mais uma vez, o Benfica se deslocaria à Figueira da Foz para um jogo solidário.
 
   O Benfica não é só campeão em campo, é também o maior dos campeões por inúmeras atitudes como estas. Ser do Benfica é ser campeão na vida! “

Sem comentários:

Enviar um comentário