Desporto

domingo, 20 de dezembro de 2015

Quem tem medo de Vale e Azevedo?

   À conta do Benfica, Vale e Azevedo foi condenado em dois processos - Ovchinnikov/Euroárea e transferências de jogadores - a uma pena de prisão total de 21 anos, e a uma indemnização de 7 milhões de euros (notícia do CM de ontem).

   Espanta-me a violência das penas tendo em conta as que têm sido aplicadas em casos de homicídio e pedofilia noticiados na comunicação social. O Tribunal é soberano, mas nem os juízes estão imunes às fraquezas humanas; a desproporcionalidade das penas e a intransigência quanto à concessão de liberdade condicional levam-me a concluir que, neste caso, a justiça foi além da missão que lhe compete. "A Justiça julga os casos e os casos julgam a Justiça". A atitude persecutória motivada pelo ódio de alguém, desprestigiou a Justiça! 

   Vale e Azevedo não matou nem violou ninguém, parece que burlou o Benfica em sete milhões de euros e tal valeu-lhe o equivalente, quanto a mim, à pena de morte!, Digam-me por favor, quantos milhões foram esbanjados pelas direções seguintes em obras faraónicas de interesse duvidoso - estádio - e em jogadores nunca utilizados ou que se revelaram rotundos fracassos!

   Algo mais haverá contra Vale e Azevedo além do alegado desvio de verbas do clube a que presidia. Lembro que aquele dirigente deixou o clube, sensivelmente, com a dívida que transitou da anterior Direção. Lembro que o congelamento das contas do Benfica pelas entidades bancárias nacionais levaram-no a cometer alguns ilícitos, que agora se lhe revelaram fatais. Lembro que perdeu as eleições graças a promessas não cumpridas dos seus opositores, que tiveram o descaramento de prometer Jardel aos adeptos sabendo que não tinham condições de o fazer. Lembro que esses mesmos dirigentes, por não terem condições financeiras para assumir o clube, "hipotecaram"  os direitos desportivos, ao principal inimigo de Vale e Azevedo e do Benfica, Joaquim Oliveira. Lembro que essa mesma Direção desmantelou uma equipa onde figuravam alguns dos melhores jogadores de Portugal, da Europa e do Mundo - Marchena, Van Hoydonk, João Tomás, e outros. Lembro que esses supostos "salvadores" do Benfica, despediram aquele que viria a afirmar-se unanimemente como o melhor treinador do mundo! Lembro que Vale e Azevedo tinha preparada a constituição da SAD e um financiamento de cem milhões de euros, com parceiros internacionais. Lembro que Manuel Vilarinho considera Joaquim Oliveira - portista militante - "boa pessoa" e que Filipe Vieira acha que lhe devemos gratidão! Lembro que, com Filipe Vieira, temos muito betão e - no que mais interessa, o futebol sénior - poucos títulos. Lembro que as entidades financeiras que asfixiaram o Benfica de Vale e Azevedo, são as mesmas que, mais uma vez, viabilizaram a Sport TV e o SCP, com financiamentos e, ou, perdões de dívida dissimulados, que ameaçam atirar novamente o Benfica para mais trinta anos de agonia.

  Por tudo isto, enquanto sócio, acionista e investidor do clube - não de cem ações - acuso as Direções envolvidas no processo de condenação de Vale e Azevedo, de desumanidade, crueldade e antibenfiquismo! E acho miserável que se vangloriem disso!

   O Benfica devia ser uma família! E uma família resolve os seus problemas internamente; ao estalo, se tiver que ser, mas dentro de portas!, Para fora, os seus membros, defendem-se uns aos outros. ISTO É QUE É BENFIQUISMO! 

  Não tragam a cabeça de Vale e Azevedo numa bandeja de prata e esperem o meu aplauso! JAMAIS!

   PS: Segundo noticia o CM, a banca - BCP e Novo Banco - diferiu para 2026 o reembolso de 55 milhões de euros que venciam a 17 de Janeiro de 2016, - relativos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis emitidos pelo SCP - a troco de uma taxa de juro de 4% condicionada à distribuição de dividendos da respetiva SAD; ou seja, 55 ME a dez anos, sem juros nem reembolso! Mas não é tudo, estas são as condições de outro empréstimo realizado pela SAD leonina e já aceite pelas mesmas entidades, no valor de...80 ME!, note-se que a mesma SAD cedeu os direitos televisivos no valor de 21,8 ME àquelas entidades. Mas atenção; a SAD do "leão" está autorizada a pedir mais 55 ME aos mesmos bancos! E tudo isto, pasme-se, parece cumprir os requisitos de supervisão  bancária da UE, apesar de ambos os bancos estarem financeiramente em maus lençóis! O BCP foi financiado com 3500 ME no âmbito do PAEF e luta desesperadamente para equilibrar a sua exploração vendendo ativos, fechando agências, despedindo e reduzindo salários aos funcionários! O Novo Banco, para mim, banco ladrão, fundou-se sobre as "cinzas" de depositantes, acionistas e investidores do BES que ficaram sem as poupanças de uma vida, e sob a garantia dos contribuintes cujo governo avalizou um empréstimo de 4900 ME ao Fundo de Resolução Bancária! 

   Eis a razão pela qual o campeonato está a correr como se vê; a contratação de Jorge Jesus e classificação do SCP constitui nada mais nada menos que a garantia de que os bancos necessitavam para justificar esta operação financeira! Agora, ninguém duvida que o atual campeonato e os seguintes, serão ganhos pelo SCP, eventualmente, com algumas trocas com o FCP!

   O Benfica paga e perde; o SCP e o FCP, recebem e ganham! Da Direção encarnada, ninguém fala! Provavelmente sabem e estão de acordo! A aposta em Rui Vitória e na formação nada mais é do que a preparação dos adeptos para o jejum dos próximos anos. Na próxima recontagem de sócios, veremos o resultado, mas, não creio que recuperemos os cem mil perdidos, graças a Jorge Jesus e à austeridade.

   O Benfica precisa de uma nova Direcção! Uma Direcção que una os benfiquistas, que não tenha medo de nada e não deixe dúvidas quanto às suas intenções! O Benfica é fantasia, paixão, ambição, arte, fúria, coragem, lealdade, vitórias...mas não, necessariamente, betão e carneirismo! Filipe Vieira não é dono do Benfica!, ou defende-o ou sai!  RUA!

PS2; Vale e Azevedo, não lhe posso valer, mas aqui vai o meu abraço solidário e a minha gratidão por ter enfrentado e aterrorizado os inimigos do Benfica! Tenho orgulho na sua coragem, e isso, Tribunal nenhum lhe pode tirar!

1 comentário:

  1. Incrível. . .nem pedófilos nem assassinos têm, por vezes penas tão elevadas.

    Sou da opinião que um dia ainda se vai falar muito e bem deste Senhor...

    JB

    ResponderEliminar